Elvira

Ao Hypolito Pereira

Olhos de estrella que a treva espanca,
                         Que a treva esgarça...
Passa, perpassa de branco, branca.
                         Como uma garça.

Ao sol ardente que lyrios cresta
                         Resplende a côma,
De onde se evola o suave aroma
                         De malva e giesta.

Labios vermelhos, macia rosa
                         De rubra cor;
Divina bocca, boca olorosa.
                         Como uma flor.

Pisa de manso, com tanta graça,
                         Mal se presente...
Parece uma ave quando esvoaça
                         Serenamente.

Em côro dizem todos ao vel-a
                          Passar tão leve:
"Visão sublime de um sonho breve!
                         "Rutilla estrella!

"Astro que d'alma desfaz a treva"
                         "Mytho, phantasma,
"Chimera, duende, sonho que enleva
                         "Seduz e pasma!

                         ***
Lyrio dos lyrios! O' branco lyrio!
                         O' flor! O' luz!
Esgarça a treva do meu martyrio,
                         Tira-me a cruz...

Ando arrastado pelo caminho
                         Da desventura!
Nem um consolo, nem um carinho
                         De uma alma pura!...

Ermo de affectos me vejo agora
                         O' luz! O' flor!
Faze-me n'alma surgir a aurora
                         Fulva do amor.

Lyrio dos lyrios! O' branco lyrio!
                         O' flor sem par!
Espanca a treva do meu martyrio
                         Com teu olhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário